segunda-feira, setembro 17, 2007

El Señor de Los Anillos - La Trilogía Cinematográfica - La Exposición


Culpa da doidice de fã e maluquice dos amigos e apêndice, lá fui eu com eles até à Galiza para ver esta magnífica exposição sobre a trilogia original de Tolkien, adaptada ao cinema por Peter Jackson. A mostra é apenas sobre os filmes e é um verdadeiro regalo para os olhos. Tem tudo o que se possa imaginar de original daquilo que foi usado na rodagem da película. Ou melhor, tinha, pois terminou no último Domingo... Só soube porque o meu colega Renato a descobriu por acidente, numa passeata. Mostrou-me o folheto da exposição, contou-me o que tinha visto em Santiago de Compostela e eu fiquei de queixo caído a pensar que tinha de ir ver aquela porra, pois ficar a mentalizar para que a exposição viesse até Lisboa num futuro próximo era arriscado demais. Sem saber bem como, levaram-me até lá (obrigado pela surpresa pessoal!) e o melhor estava para vir, só terminando o tour na Coruña. Sim, pois a exposição dividia-se em 2 pólos distintos, o primeiro em Santiago e o segundo em A Corunã. Esta última era mais rica em variedade, se bem que a a primeira não se lhe ficava atrás em qualidade. Em ambas as casas podíamos encontrar tudo o que são armas e armaduras, estátuas que iam de simples maquetes até às impressionantes 1:1 (destaque para Sauron, Cave Troll e Treebeard), roupas dos personagens, ilustrações, aguarelas e esboços dos artistas que trabalharam no filme, modelos de orelhas, pés e rostos que os protagonistas utilizaram e muito, muito mais. Tudo original!

Não conseguia descrever e colocar toda a imensidão do que estava exposto, senão este post não terminava. Só vos posso dizer que ainda estou em êxtase com tudo aquilo. Como nos fazia bem, portugueses, que tudo aquilo se deslocasse até cá. Já foi feito e há bem pouco tempo, com a grande exposição sobre Star Wars, no museu da electricidade em Lisboa. Logo, é possível. Espero atentamente que algum banco português se lembre de servir de patrocínio, tal como fizeram os galegos. Para terminar, fica o
site oficial daquilo que se passou, pois já não é possível fazer romaria até ao norte ibérico. Só soube no decorrer da passada semana, caso contrário teria feito divulgação aqui no 9ª.

Um bem-haja para o Mestre Tolkien e um outro para um maluco que quis realizar um sonho de jovem, trazendo "O Senhor dos Anéis" à 7ª Arte. E conseguiu!

P.S. - Como era proibido tirar fotos e a segurança era apertada (câmaras de filmar e seguranças aqui e ali) só é possível mostrar o que se segue.







Mauro Bex : maurobindo

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Fiquei com inveja, verde mesmo, pois é o meu filme preferido de todos os tempos e muito dificilmente alguem nos próximos anos irá suplantar isso !! Os livros ... tenho todos, tanto os "antes" como os "durante" (provavelmente sabes ao que me estou a referir) !

Unknown disse...

Sei sim! Eu também os tenho todos. É das obras, para mim, mais fascinantes da literatura.

Quanto à exposição, só continuo a mentalizar para que venha até Lisboa...

Talvez consiga colocar mais fotos do exterior das exposições durante a semana.