quinta-feira, maio 06, 2010

Capas do 9ª #8: X-MEN FOREVER - ANNUAL

Capa de Sana Takeda


Há livros que se compram só pela capa. Toda a gente conhece o ditado que diz o contrário, que "não se deve julgar um livro pela sua capa". Ora bem, neste caso em concreto, posso dizer que tive sorte. Para além da capa maravilhosa, uma das minhas preferidas de sempre posso aqui assumi-lo, a história está bem contada e a arte é excelente. Mas, vou pormenorizar um pouco mais, sobre a capa, obviamente, pois já não faço esta rubrica há muito, muito tempo...

Ao vermos a capa de X-Men Forever - Annual, sem pensarmos muito, o amor salta à vista. Mas sente-se que é um amor sincero, apaixonado, que é mais forte e resistente que muitos amores de fachada. No entanto, surge a dúvida, Jean Grey e Logan?... não haverá aqui alguma coisa que não bate certo? Jean é esposa de Scott Summers, a dupla amorosa Phoenix e Cyclops. O que raio está o Wolverine a fazer abraçado à antes chamada de Marvel Girl? Dentro do livro está a resposta que eu não vou revelar. Centremo-nos na capa, nas suas cores, nas suas curvas, no seu movimento. Em queda, qual amor condenado ao fracasso, Logan e Jean descem como que lentamente, numa queda livre lânguida mas comovente, pintando de tons rosa e vermelho o que os cerca. Ao tingir o espaço que os vê cair acercados, sentimos um quê de cumplicidade, de identificação com as duas personagens como se os quiséssemos agarrar, terminando assim a sua lenta inclinação para o abismo, fado que parece inevitável a ambos. E o que seria o amor, sem declives, sem inclinações, sem o carmim da paixão? Wolverine e Phoenix contam-nos quase tudo nesta capa.
Acho que tenho de voltar a falar sobre capas. 3 anos de ausência deste tema foi tempo a mais...

Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

2 comentários:

Ana C. Nunes disse...

A capa é sublime!
E agora fiquei curiosa em saber afinal qual a história por detrs dela.

Unknown disse...

Eu fiquei apaixonado pela capa assim que a vi na net, quando o livro foi anunciado.
Quanto à história, podes encontrar o comic numa loja de BD. Tens alguma perto?

Beijinhos!