sábado, novembro 12, 2011

E ao 72, acabará...


DMZ, uma das minhas séries preferidas dos últimos anos, chegará ao fim no número #72. Costuma dizer-se que tudo acaba. Talvez seja uma contagem decrescente, sempre que algo começa. Ficará nas mãos de alguns tornar certas coisas eternas, se é que esse conceito possa ser considerado.

Enquanto dura, DMZ fascinou-me pela sua realidade crua, pela forma direta e sem receios como aborda uma guerra civil e todo um jogo de interesses que vai surgindo com o arrastar de um conflito, quantas vezes cenário real do nosso mundo.
O que o enriquece ainda mais, é ter como palco Manhattan., New York City, "The DMZ"...

Brian Wood e Ricardo Burchielli conseguiram fazer deste título um dos mais longos da história da Vertigo, tal como sucedeu com Sandman e Y: The last man. Com muita pena minha, os últimos números estão a chegar, findando no #72.

Senti que durante o percurso de DMZ, houve altos e baixos, como em tudo. Estou ciente da dificuldade de manter um título por tantos e tantos números, sempre na mó de cima. Os primeiros dois terços da história são soberbos. No último, verificou-se um decréscimo no enredo. Até hoje, li 9 dos 10 TPBs disponíveis. Foi o único trade que até hoje, aguardava com alguma ansiedade e curiosidade, sempre pronto para o fisgar assim que estivesse disponível.

Continuarei a seguir o trabalho de Wood e Burchielli. Do primeiro já acabo por fazê-lo, mas vou seguir este segundo com mais atenção ainda. Veremos o que estes dois andarão a "cozinhar" para os próximos tempos...

Boas leituras!


Mauro Bex : maurobindo

Sem comentários: